Como Funcionam Os Negocios Digitais?

Os negócios digitais são negócios criados originalmente na internet e no meio digital em geral. Eles possuem alta escalabilidade, baixo custo e boa possibilidade de crescimento, sendo uma opção adequada para quem quer ter o próprio negócio sem precisar investir muito. Mas você sabe como eles funcionam de verdade? Confira a seguir a resposta para essa dúvida tão comum.

como funcionam os negocios digitais

Negócio Que Mescla Online e Offline

Por mais que o nome seja “negócio digital”, a verdade é que nem sempre a sua atuação é puramente online. Dependendo da sua vertente escolhida ou do tipo de solução que você oferece, o negócio também pode atuar de maneira offline.

Vender um software, por exemplo, atua de maneira totalmente online. Por outro lado, desenvolver um aplicativo como o Uber tem um funcionamento também offline, afinal, é na “vida real” que as pessoas aproveitam os benefícios do seu negócio.

Por isso, ao pensar no funcionamento desse tipo de negócio é importante que você note que nem sempre digital significa “apenas na internet”.

A Necessidade De Um Plano De Negócios Ainda Existe

Não é porque o negócio é digital que você pode abrir sem medo e sem qualquer preocupação de não dar certo. Na verdade, todos os negocios digitais necessitam de algum tipo de investimento – nem que sejas de tempo – e por isso é importante ter um bom plano para garantir o sucesso.

Nesse sentido, é preciso realizar um estudo de mercado, avaliar a viabilidade da solução e se existe um mercado realmente disposto a consumir aquilo que você está disposto a oferecer – seja um software, um curso ou um produto físico vendido pelo e-commerce.

O Funcionamento Nem Sempre é Estritamente Digital

Embora negócios digitais nasçam e se desenvolvam dentro de um ambiente altamente conectado, nem sempre o seu funcionamento acontece de maneira apenas digital.

Conforme o negócio vai crescendo, por exemplo, é necessário expandir a infraestrutura, seja para ter mais capacidade ou mesmo para realizar reuniões com possíveis clientes ou investidores.

Isso significa que embora muitos negocios digitais comecem, sim, no esquema home office, dificilmente um negócio digital de extremo sucesso vai se manter – apenas – nesse local. Conforme o tempo passa, há a necessidade de ambientes cada vez mais profissionais e que comportem o crescimento.

negocios digitais

Regularidade é Indispensável

Se o negócio é digital você pode esquecer todas aquelas burocracias de legalização e pagamento de impostos, certo? Errado. Não é porque o negócio é digital que ele está isento de agir conforme a lei, inclusive para a sua própria proteção.

Se você cria uma marca de um negócio digital e não a registra, qualquer um pode registrá-la e explorá-la – e você vai ficar sem nada. Da mesma maneira, sem a regularidade seu negócio não terá CNPJ e além de encontrar dificuldades para obter possíveis financiamentos, ainda vai ter dificuldades para emitir notas fiscais para pessoas jurídicas ou para receber investimentos necessários para o seu crescimento. Por isso, é importante notar que a regularidade também faz parte do funcionamento de um negócio digital.

Os negocios digitais, embora surgidos no meio online, podem ter funcionamento também na vida real. Além disso, seu funcionamento também inclui um bom planejamento de negócios e a atenção à necessidade de regularização para garantir os resultados desejados e a continuidade do negócio.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (845 Votos, média: 4,70 de 5)
Loading...

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *